top of page

História

A Congregação das Irmãs Mercedárias Missionárias do Brasil, pertence à Família Mercedária, fundada em 1218 na Espanha, por São Pedro Nolasco. A Ordem Mercedária é uma ordem redentora que nasceu para trabalhar em defesa da fé e a vida dos cristãos mantidos no cativeiro pelos muçulmanos no início do século XIII. Após a primeira fundação, foram surgindo várias congregações femininas com o mesmo desejo de atualizar a missão redentora de Jesus Cristo.

Madre Lúcia Etchepare, natural do Uruguai, fundou a Congregação das Irmãs Mercedárias Missionárias do Brasil, em 10 de agosto de 1938, na cidade de São Raimundo Nonato, Piauí, com o apoio e a colaboração de D. Inocêncio López Santamaría, que era mercedário e Bispo da então Prelazia de Bom Jesus do Gurgueia, da qual São Raimundo Nonato fazia parte.

Madre Lúcia tinha sido religiosa de outra congregação mercedária: as Irmãs Mercedárias do Divino Mestre, onde fora Superiora Geral e muito contribuiu para o bem do reino de Deus. Residiu muito tempo na Argentina e lá começa a sentir-se chamada para fundar uma Congregação “eminentemente missionária”.

Nossa Madre (como carinhosamente as irmãs a chamavam), muito desejou que Jesus Cristo fosse “conhecido, amado e seguido” por todos. Ouviu de Dom Inocêncio das dificuldades de evangelização nos sertões piauienses por causa da falta de sacerdotes e religiosos.

Após doze anos de discernimento, Madre Lúcia deixou a sua Congregação e partiu para o Brasil em 1937, onde fundou a Congregação das Irmãs Mercedárias Missionárias do Brasil no ano seguinte.

bottom of page